Gênesis Israel Silva

A Criação do Mundo em 7 Dias – Gênesis 1 | Estudo Bíblico

A Criação do Mundo em 7 Dias – Gênesis 1 | Estudo Bíblico

“No princípio criou Deus os céus e a terra”. Esta afirmação do livro do Gênesis, capítulo 1.1, sobre a criação do mundo em 7 dias, já foi tema de muitos debates.

Entretanto o texto é claro e enfático ao dizer que tudo o que há, visível e invisível, tem um princípio e um Criador. Deus fez tudo o que existe. Ele é o Senhor e o Criador da terra, do céu e de tudo o que neles há.

O livro de Gênesis 1.1 – 2.25 descreve os sete dias da criação, bem como Elohim formou o homem e a mulher e os colocou no Jardim do Éden, o paraíso.

Gênesis 1: no princípio

No princípio [Hebraico בְּרֵאשִׁ֖ית bereshit] remonta a um tempo desconhecido e remoto, escondido nas eras eternas, que antecede a criação. Mas pouca informação é dada sobre essa época.

É certo que os anjos já existiam antes da fundação da terra. A ascensão, rebelião e queda de Satanás já havia ocorrido.

“No princípio criou Deus os céus e a terra.”
Gênesis 1:1

O capítulo 1 de Gênesis foca na criação do mundo físico – os céus e a terra. Deus é designado em hebraico pelo nome אֱלֹהִ֔ים Elohim, um plural que indica a majestade e a magnitude divina.

O nome אֱלֹהִ֔ים Elohim acentua a sua glória e o seu poder como o Deus todo-poderoso.

O livro de Gênesis já apontava para uma doutrina claramente revelada em outras partes da bíblia, a saber, que se Deus é um, há uma pluralidade de manifestações da Divindade – Pai, Filho e Espírito Santo, uma revelação na obra criadora.

A Criação do Mundo no Princípio

No Princípio Deus Criou o Céu a Terra e as Estrelas.

A criação a partir do nada

O verbo utilizado para descrever a criação do céu e da terra em hebraico é o termo בָּרָא bara, que está no singular e significa trazer do nada à existência e moldar sob nova forma.

O verbo בָּרָא bará tem sempre Deus como sujeito. O céu, a terra e o universo não foram formados a partir de materiais pré-existentes, mas feitos do nada.

Este versículo declara a grande e importante verdade, que nada foi originado por acaso, ou da habilidade de qualquer agente inferior; mas que o universo inteiro foi produzido pelo poder criador de Deus.

Sem forma e vazia

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”
Gênesis 1:2

  • “Sem forma e vazia” [do Hebraico תֹּ֫הוּ וָבֹ֔הוּ tohu va-bohu], esta expressão passa um único conceito: O vazio.
  • As palavras trevas [do Hebraico וְחֹ֖שֶׁךְ chosher] e abismo [do Hebraico תְה֑וֹם tehom] retratam um lugar ermo, o deserto, e despovoado.
  • “O espírito de Deus se movia… “ já indicava uma esperança de vida que se erguia na escuridão, sobre o abismo, o ermo e o vazio.

A ação poderosa do Espírito Santo sobre elementos mortos e discordantes, fez deste cenário de desolação, uma criação ordenada. Deus transformou o abismo em cosmos, as trevas em luz, o vazio em abundância.

a criacao da terra

A Criação da Terra no Princípio. Deus Criou o Mundo.

Isso já, no princípio da criação, demonstrava a habilidade, o poder e a autoridade do Espírito Santo em rearranjar, remodelar, transformar e trazer tudo à uma nova existência.

Eis um dos motivos pelo qual Jesus falou, a Nicodemos, que lhe era necessário nascer da água e do espírito.

A criação da luz

E o Espírito de Deus trouxe luz à escuridão. A vida e a criação começam com a luz e o nascer do dia. A escuridão pode ter durado muito tempo, mas chegava naquele momento o fim do domínio das trevas.

Toda alegria da vida nascia, com a luz de Deus, assim como o seu filho Jesus viria a ser a luz do mundo.

Como está escrito que o choro pode durar uma noite, mas alegria vem ao amanhecer, assim também este texto nos ensina que Deus tem o poder de trazer, do nada, luz e alegria às nossas vidas.

“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
Salmos 30:5.

“Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;”
Salmos 8:3

O poder criador da palavra de Deus ecoou pelo cosmos, transformando morte em vida, escuridão em luz. Bem descreveu o apóstolo João sobre a palavra criadora de Deus, o verbo vivo, que estava no princípio da criação.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
João 1:1

O verbo de Deus, a sua palavra criou a luz porque ele mesmo era a própria luz. Jesus em sua maestria poética, declarou palavras de beleza incomparáveis, revelando a sua sublime e altíssima origem.

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
João 8:12

Quando essa luz penetra em nosso ser, o caos se transforma em ordem, a morte vira vida, é tudo recriado, é o tempo de nascer de novo.

A criação do mundo em 7 dias

A criação dos céus e da terra corre em paralelo com a criação de um novo céu e uma nova terra (Apocalipse 21.1). 
A bíblia segue essa narrativa da criação e da redenção, ambos relacionados com a salvação.

Sumário dos Sete Dias da Criação:

  1. Primeiro dia: Luz e trevas, separação da luz e trevas – Gênesis 1:3:5;
  2. Segundo dia: Separação das águas – céu abaixo das nuvens – Gênesis 1:6-8;
  3. Terceiro dia: Terra seca, oceano, vegetais, ervas verdes – Gênesis. 1:9-13;
  4. Quarto dia: Sol, lua e estrelas, marcação de tempo, dias e anos – Gênesis 1:14:19;
  5. Quinto dia: Animais marinhos e aves do céu – Gênesis 1:20:23;
  6. Sexto dia: Animais terrestres e o homem – Gênesis 1:24-31; e
  7. Sétimo dia: Dia do descanso – Gênesis 2:1-3.

Sobre o autor | Website

Formado em Hebraico Bíblico, Geografia Bíblica, Novo Testamento, e Estudos do Apocalipse; é Especialista em Estudos da Bíblia, certificado pelo Institute of Biblical Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!