Hebraico Israel Silva

A Letra Bet – Alfabeto Hebraico | Curso de Hebraico

A Letra Bet – Alfabeto Hebraico | Curso de Hebraico

A bíblia começa com a letra Bet בּ, empregada em sua primeira palavra, Bereshit בְּרֵאשִׁי , que significa ‘no princípio’. Bet quer dizer bayit בית , ‘casa’. A idéia de casa é um conceito que é expressada na primeira palavra da Bíblia, na primera letra desta palavra.

No nível espiritual, toda a criação é uma ‘casa’ intimamente relacionada à habitação divina. Isso explica o porquê das escrituras serem iniciadas com a letra Bet (casa), pois da perspectiva de Deus, o mundo e o universo inteiro constituem a sua morada.

E é enigmático as razões e os motivos que Deus teria para desejar uma habitação em um nível mais baixo, como a que este mundo físico representa.

Mas somos ensinados pela sua palavra que este mundo foi criado para que o ser humano pudesse existir.

O desejo de Deus por habitar essa realidade mais baixa, física, seria motivada na sua soberana vontade de encontrar a sua casa, e hoje sabemos que o Senhor realiza a sua morada em nosso coração e em nossa alma, de quem recebemos o mandamento construir os nossos corpos como sua casa santa.

aspas de abertura citaçãoE me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Êxodo 25:8-9

A pictografia da letra bet

A letra Bet é a segunda letra do Aleph-Bet, e o seu valor numérico é dois. A pictografia de Bet é a representação de uma casa ou de uma habitação. Na “arquitetura” do hebraico clássico Bet se assemelha a uma casa construída por três letras Vavs.

Aprenda o HEBRAICO Bíblico! Leia a Bíblia no seu Idioma Original!

Os mistérios da letra bet

Na literatura judaica ב Bet representa um lugar de habitação nesta realidade mais baixa, chamada de realidade.

E veja que três letras vavs formam uma única letra ב Bet, confirmando o mistério da natureza da pluralidade deste mundo vinda da unicidade de Deus.

Sabendo que cada vav equivale ao número 6 (seis), a guemátria das partes de ב Bet chega a 18 (dezoito) – o mesmo valor da palavra חַי chai que significa “vida”.

A casa da criação é a casa da vida. Bet ב também exerce a funçao de prefixo com o significado de “dentro”, sugerindo a intenção de Deus em habitar a Sua Criação.

Bet e o futuro reino de Deus

A midrash (contos simbólicos) afirma que a Bíblia começa com a letra ב Bet, que também representa o número 2 (dois), porque Deus criou não apenas um mundo, mas dois.

Há este mundo físico em que estamos, chamado de עוֹלָם הַזֶּה olam haze, e há também o Reino de Deus, o mundo que virá a se manifestar quando o nosso Mestre Jesus voltar, que é chamado de עוֹלָם הַבָּא olam haba.

Nós devemos viver neste mundo, mas com a consciência de que há um Reino Eterno neste Mundo que está por vir.

aspas de abertura citaçãoSe vos fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque nao sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso e que o mundo vos odeia.
Joao 15:19

Alef-bet Av pai

Bet é uma letra que possui som bem audível e forte, indicando força e poder que provém do mistério da letra Álef, que por sua vez permanece silenciosa precedendo Bet.

É interessante notar que se olharmos para a sequência do Alef-Bet, vamos notar que a primeira palavra que se forma é אב Av, “Pai”, aquele que é o criador do universo.

informações da letra BET

A Letra Bet Com e Sem o Daguesh


Aprenda o HEBRAICO Bíblico! Leia a Bíblia no seu Idioma Original!

Bet figura de Yeshua Jesus senhor da casa

Analise novamente a palavra בְּרֵאשִׁית bereshit. Podemos notar que ela deriva do shoresh ראשׁ rosh, que significa cabeça, chefe, senhor.

Uma vez que Jesus estava no princípio com Deus, e era Ele mesmo Deus – João 1:1 – Ele é então o cabeça, Senhor da Casa da Criação.

aspas de abertura citaçãoOu, como pode alguem entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro nao maniatar o valente, saqueando entao a sua casa?
Mateus 12:29

Jesus “tabernaculou” habitou entre nós – João 1:14, e o Seu corpo foi realmente uma בֵּית־אֵל Bet-El, Casa, Templo de Deus.

aspas de abertura citaçãoJesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em tres dias o levantarei.
Joao 2:19

Bet e a pedra de escândalo

Bet é primordialmente usada para escrever a palavra בֶּן־אֱלהִים ben Elohim, Filho de Deus. De forma muito interessante, ao combinarmos as palavras אב Av “Pai” e בֶּן Ben, “filho”, formaremos a palavra אֶבֶן even, que significa “pedra”.

Even Ma’asu אֶבֶן מָאֲסוּ é a “pedra rejeitada”, assim como Jesus foi rejeitado pelos homens quando veio a este mundo.

aspas de abertura citaçãoAinda nao lestes esta Escritura: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Esta foi posta por cabeca de esquina;
Marcos 12:10-11

Bet figura do filho de Deus

A palavra “Criou” no Gênesis 1:1 é בָּרָא bara. A palavra “Filho” em Aramaico é בַּר bar. Se nós separarmos as letras da palavra bará, nós teremos como resultado os termos בַּר א, bar Alef, que apontam para a frase “Filho de Deus”, visto que a letra Álef representa Deus:

בְּרֵאשִׁית בַּר א



“No princípio era o Filho de Deus (Álef)…”

Aprenda o HEBRAICO Bíblico! Leia a Bíblia no seu Idioma Original!

Sobre o autor | Website

Formado em Hebraico Bíblico, Geografia Bíblica, Novo Testamento, e Estudos do Apocalipse; é Especialista em Estudos da Bíblia, certificado pelo Institute of Biblical Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!