A Filha de Jairo | A Cura da Filha de Jairo | A Ressurreição Estudo

A história sobre a filha de Jairo, inspira fé e confiança, em um mau momento da vida. Mesmo que pareça que tudo se torna ainda pior. Muito nos ensina, a cura da filha de Jairo nos Evangelhos.

Jairo era um homem respeitado e considerado na sua comunidade. Era um chefe na sinagoga local. E sua filha única de doze anos, estava gravemente enferma. Dias terríveis, de medo e incerteza aquela família passou.

De início, todos procuram animar os pensamentos. Tranquilizam o doente, afirmando que a enfermidade vai passar. Jairo era muito conhecido. Certamente teve os melhores médicos a sua disposição.

A filha de Jairo não resiste

Porém, o tempo foi passando, muitas tentativas feitas sem sucesso. A filha de Jairo cada vez mais piorava seu estado de saúde. Cada vez mais grave sua situação se tornava.

“E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e o adorou.” Marcos 5:22

E na medida em que a enfermidade da filha de Jairo se agrava, os ânimos começam a diminuir. Já se pode ver a família mexer a cabeça num sinal negativo. Muitos já não acreditam mais em possibilidade de cura.

a filha de jairo ressureição

A Filha de Jairo: Cura e Ressurreição.

Logo se fala na aceitação daquele destino. Outros tentam confortar os pais. Muitos choram ao ver aquela situação. Alguém fala em se conformar com a morte da menina.

Mas Jairo, em seu muito amor de pai, não se conforma em ver sua filha naquele estado. E ele sendo chefe da sinagoga judaica, assume o risco de ser expulso daquela comunidade, e procura por Jesus.

Não temas!

Ao encontrar Jesus, ele se ajoelhou e o adorou. Enquanto suplicava pela vida de sua filha, os principais da sinagoga trazem uma notícia ainda pior: A filha de Jairo já está morta.

“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?” Marcos 5:35

E pode ser assim mesmo. Situações desesperadoras, que nos remetem a Deus. Nesta busca, pode acontecer de recebermos notícias não muito boas.

Porém de Deus sempre vem notícias de fé e de conforto: Não temas. Crê somente.

“E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.” Marcos 5:36

Se Jairo desse crédito às palavras de sua família e amigos, não alcançaria a cura de sua filha. Veja que o texto de Mateus 9:23, informa que já estavam na casa de Jairo, músicos e muita gente em alvoroço.

a cura da filha de jairo

A Filha de Jairo: Não Temas, Crê Somente. Talita Cumi.

“E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço,” Mateus 9:23

Eram as choradeiras ou carpideiras de Jeremias 9:17-18. Os Judeus tinham costume, quando a família podia pagar, de contratar músicos e mulheres para chorar o funeral do morto.

Ou seja, a filha de Jairo nem tinha ainda morrido, mas alguém da família já tinha contratado o funeral.

A cura da filha de Jairo

E os homens que deram a notícia da morte da filha de Jairo, já desconsideravam qualquer possibilidade de restauração: Não adiantava fazer mais nada.

“Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.” Mateus 9:24

Mas ele recebeu a boa instrução de Jesus. Crê somente. Ele acreditou no mestre e não se decepcionou. Jesus afirma que a filha de Jairo estava apenas dormindo.

Todos riem e zombam. Não creem. Mas para Deus, a morte é como um sono.

“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.” Marcos 5:41

A menina reviveu e andava entre eles. Todos ficaram assombrados. Certamente os músicos e as choradeiras tiveram outra função naquele dia.

Ajudaram no culto de alegria por aquele milagre tremendo que Jesus realizou!

Não temas! Crê somente!

Sobre o autor |Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies, autor do livro Gênesis, o livro dos patriarcas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

9 Comentários

  1. Jaciara disse:

    Aprendi um pouco palavra bem explicada.ela realmente estava morta.a folha de Jairo. Jesús resucitou

  2. Clóvis Rodrigues de Lima disse:

    Nunca baixar a cabeça e perder o ânimo , mas a creditar que JESUS é o caminho,a verdade e a vida. Não desista , mas crê somente em DEUS. HÓ GLÓRIA

  3. Sidnéya Zapella Anjos disse:

    Que Deus abençoe sua vida, vou usar para pregar hoje como parte da mensagem que estou organizando para o Dia dos Pais. Tenho certeza que és um ungido de Deus pois seu estudo demonstra a presença do Espírito Santo guiando tuas palavras.

  4. Evaristo disse:

    com meu devido respeito e admiração, só lamento o fato de voçe dizer que a menina ainda não estava morta, e isso contradiz a palabra de Deus, pois a menina já estava sim morta, 1º caso contrario sua familia não contrataria os instrumentista e as carpideiras, 2º, alguns principais da sinagoga não teriam mentido para Jairo a ponto de o apavorar dizendo que sua filha já estava morta, 3º quando riram de Jesus e zombaram, é porque já havia a constatação de que a menina estava morta sim, já disse que ela estava dormindo porque ELE é o dono da vida e faria o grande milagre, resumindo a menina já estava MORTA, bem MORTA mesmo, mas Jesus é vida, gosto de seus esboços e estudos, mas nessa não tens meu aval.

    • Israel Silva disse:

      Foi exatamente o que escrevi no estudo. Mas parece que você não entendeu. Se quando Jairo saiu em busca de Jesus, a filha dele ainda estava doente e viva, e a notícia da morte da menina chegou enquanto ele e Jesus se dirigiam pra casa, então alguém contratou as carpideiras antes da menina morrer.

      Mas ela morreu sim, conforme está escrito no estudo.

      Me parece que você exagerou no seu comentário.

  5. Victor Fonsec disse:

    Excelente Estudo.
    Aprendi muito e vou aproveitar alguns tópicos para agregar a minha próxima pregação.
    Obg.
    Abcs.

  6. MAYA disse:

    muito bom mais preciso demais explicaçao da cura ´por favor

  7. Bethânia disse:

    Muinto bom o estudo