A Ressurreição de Lázaro | Pregação e Estudo Bíblico

Esta é uma narrativa de uma beleza e exuberância incomparáveis! Em João 11, a ressurreição de Lázaro. Uma história cheia de emoção, quando Jesus chorou ao se aproximar do túmulo de um amigo amado.

Jesus fica sabendo da enfermidade de Lázaro, quando estava na Pereia, além do Jordão, no lugar onde João o havia batizado.

O mestre permanece ainda mais dois dias na região da Pereia. Jesus então passa o Jordão e vai para Betânia, onde Lázaro morava.

Betânia era uma aldeia no antigo Israel e distava cerca de 3 km de Jerusalém. E Jesus esclarece aos seus discípulos da morte de Lázaro, mas que ele o ressuscitaria (como foi com a viúva de Naim) e que muitos creriam nele através daquele milagre.

Ao chegar na aldeia de Betânia, o mestre encontra um clima de tristeza e pesar. A terrível dor da separação de um ente querido, trazialágrimas aos olhos de todos ali presentes.

o tumulo de lázaro em betânia

O Local da Ressurreição de Lázaro, onde Jesus Chorou.

Jesus chorou

Jesus vendo-os chorar, move-se em si mesmo e se compadece do sofrimento humano.

Ao se aproximar do túmulo de Lázaro, o mestre se depara com o resultado da separação entre Deus e o homem, ocorrido muito tempo atrás, no Jardim do Éden.

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:17

João continua sua narração com uma frase comovedora, uma das mais belas de toda a bíblia: Jesus chorou! E o choro de Jesus é muito mais profundo do que podemos imaginar.

O mestre estava a demonstrar a tristeza de Deus com a sentença que estava sobre o homem após a sua queda.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Jesus chorava por ver o sofrimento que estava destinado aos homens, a sentença dada a Adão por sua desobediência, a morte física e a separação de seus familiares e amigos.

O choro de Jesus revela que Deus não fica indiferente ao sofrimento humano.

A morte é o preço da condenação pela desobediência, porém, este não era o desejo de Deus no princípio. Deus não fica feliz por este castigo.

Jesus chorou também por causa daqueles que com dureza no coração, não criam e iriam enfrentar a morte, sem salvação, perdidos eternamente.

A ressurreição de Lázaro

Porém há uma solução. Deus olha para o homem com amor. E oferece o seu único filho para o resgatar da morte. E o próprio Jesus se declara como aquele que acabaria com o domínio do reino da morte:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” João 11:25

Para provar que ele tem autoridade sobre tudo e sobre todos, até sobre a morte, Jesus com grande poder, chama Lázaro e o ressuscita dos mortos.

“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” João 11:43-44

A morte não é mais o final. A angústia e a tristeza são superados pelo amor e o poder de Jesus, na bendita esperança de que ele trará novamente os seus filhos à vida, para nunca mais morrerem.

Estaremos reunidos com ele eternamente.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.” 1 Coríntios 15:21

E a família de Lázaro, suas irmãs Marta e Maria, assim como seus amigos exultaram de alegria. Puderam testemunhar que Jesus tem todo o poder no céu e na terra.

Muitos que depois visitaram Lázaro, atônitos, creram no salvador Jesus Cristo.

A ressurreição de Lázaro

A Ressurreição de Lázaro.

Jesus quer ressuscitar muitos Lázaros

Mas é triste constatar que muitos ainda permanecem mortos espiritualmente. Não acreditam em nada que não seja materialmente explicável. Buscam apenas o prazer e o conforto humanos. Mortos em seus pecados.

O Pai os tem chamado a crer. Deus os tem convocado para a vida. Uma vida de sentido duradouro e eterno.

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5:24

Deus tem o poder de ressuscitar o mais vil pecador. Ainda que muitos tenham decretado a sua morte, seja em qual área for. Ainda que você mesmo pense que não há mais solução.

Jesus pode fazer reviver qualquer área em sua vida. É preciso crer. Porque aquele que acredita em suas palavras, já não está mais morto, mas já passou a viver eternamente.

Sobre o autor |Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies, autor do livro Gênesis, o livro dos patriarcas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Denis Wellington disse:

    O mais interessante nessa passagem é q Deus ao chamar por( LÁZARO) mostra-nos um laço de intimidade.JESUS FOI BEM ESPECÍFICO EM NÓS MOSTRAR Q ELE QR ALGO MAIS ÍNTIMO..se percebermos não era apenas Lázaro q estava morto.
    Deus que gozar de uma íntima intimidade comigo e com vc qr tratar de algo pessoal na minha é na sua vida.

  2. Frankmar Corrêa disse:

    Irineu um Cristão do Seculo II ensinou sobre a Ressurreição: ”…As almas deles irão a um lugar insivel estabelecido por Deus e ai ficarão até a Ressurreição, á espera dela,reassumirão seus corpos numa ressurreição perfeita…então,Ressuscitando ,serão levados ao céu os que ,entre nós ,o Senhor julgará dignos…”
    (Contras as Heresias-Irineu-livro 5-31,2)

  3. luis costa disse:

    Esta passagem de Lázaro e uma passagem que nos traz muitos ensinamentos,fala de um deus do impossível,fala que aquilo que o homem não pode fazer Deus faz, ele sempre quiz que o homem,cresse nele ,tivesse fé,por isso permaneceu dois dias no lugar onde estava,para que a fé dos que estavam em Betânia fossem acrescentadas,pois la haviam saduceus ,fariseus,escribas,quando jesus demorou quem sabe disseram para Marta e maria ,ele não tem amo?mas Marta e maria tinha uma comunhão muito impar com o mestre,sabia que jesus viria fazer algo,Jesus ficou mais dois dias na Pereia,o mensageiro foi,até retornar demorou um certo tempo,quando jesus relatou que ia Lázaro já estava morto, mais jesus sabia bem o que havia de fazer,quando o homem pensa que está tudo perdido é ai que ele opera,quando pensavam que estava tudo perdido foi ai que operou,colocar uma pessoa em uma caverna dava um sinal que a família de Lázaro era rica,portanto ali vieram muita gente para consolar a família, mais marta apesar da inconstância continuou crendo,Jesus Chegou e pediu que tirassem a Pedra,quando jesus disse aos diiscípulos que iria desperta-lo do sono,ficaram abismados mas Jesus foi claro vou ressuscita-lo,no momento em que tiraram a pedra Jesus orou ao pai para nos deixar exemplo, e disse lazáro sai para fora e Lazáro saiu com vida.E o nome do Senhor foi exaltado.

    • Barbara disse:

      Exatamente isso hoje vou trazer uma palavra na igreja e o senhor me Deu essa passagem eu estou anciosa temendo muito mas ele disse que ele quem vai fazer e seu comentário só reforçou isso continue sendo instrumento de Deus