Milagres Israel Silva

Jesus Acalma a Tempestade | Estudo Bíblico Evangélico

Jesus Acalma a Tempestade | Estudo Bíblico Evangélico

Imediatamente ao episódio em que Jesus acalma a tempestade, vemos em Marcos, capítulo 4, Jesus ensinando uma grande multidão, junto ao Mar da Galileia (o local onde Jesus anda sobre as águas). O Mestre falava sobre
a parábola do semeador.

Jesus os ensinou falando por várias parábolas, todo aquele dia, entretanto ao cair da tarde, ele chamou seus discípulos para passarem ao outro lado do mar.

Pescadores experientes

Jesus sabia da necessidade de encontrar do outro lado do lago, um homem que ele libertaria das prisões do mal, o endemoninhado Gadareno.

E o texto informa no verso 36 que, como ele ensinava a multidão do barco, da mesma forma os deixou e partiu. Algo muito comum para seus discípulos. Estes eram pescadores, homens experientes no mar. Estavam acostumados a navegar.

as ondas, o vento e o mar se levantam

Jesus Acalma a Tempestade. Ilustração.

As tempestades no mar da Galileia

Os discípulos de Jesus conheciam bem o Mar da Galileia. Um lago com 21 km de comprimento e 12 km de largura,
formado pelo derretimento de neve proveniente do Monte Hermom.

O lago de Genesaré está a 208 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo. Os ventos tempestuosos sopram pela terra adentro, em consequência da diferença de temperatura entre o planalto e a bacia em depressão do lago.

À noite a temperatura cai consideravelmente no planalto, mas não junto ao mar da Galileia. Este choque térmico causa ventos fortes e tempestades.

Falsa calmaria

Os discípulos como homens do mar, conheciam muito bem o seu barco. Tinham total domínio de manobras. Estavam seguros. Passar para o outro lado era algo muito fácil de se fazer.

Eles tinham todos os recursos humanos necessários para isso. E assim eles partiram. Confiantes em seu conhecimento.Mar calmo, tranquilo. A distancia era pequena. Nenhum problema à vista.

A tempestade se levanta

Porém o texto informa
que repentinamente começou a soprar um forte vento. As ondas começaram a se levantar sobre o barco. Os discípulos de Jesus, homens treinados, estavam sem entender o que acontecia.

Apesar de seus recursos, seu conhecimento e treinamento, o barco que estavam, agora era sacudido e invadido pelas ondas do mar. Estavam impotentes diante do poder da natureza. Eles nada podiam fazer para evitar que se afundasse.

“E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.”
Marcos 4:37

Há muitas pessoas que também passam por circunstâncias semelhantes. Olhando os recursos desta vida, tocam o barco do seu ser, em uma autossuficiência, pensando que seus recursos materiais, seus conhecimentos ou treinamentos os guiarão em segurança.

Porém a qualquer momento o vento pode começar a soprar e as ondas do mar, a se levantar. E mesmo todo conhecimento pode vir a ser inútil, ao ver seus recursos humanos afundando.

Jesus acalma a tempestade

São diversas situações que parecem atuar de forma semelhante no curso da nossa existência. Essas ondas podem se levantar em locais que já achávamos que estávamos seguros.

Quantos não acordam e percebem a tempestade de inseguranças que se passa na vida conjugal. Trovoadas, ventos fortes soprando em relação aos filhos. Céu escuro de problemas no trabalho, desemprego, incertezas, medo.

tempestades de problemas que parecem que vão nos afundar. Ondas de todo lado, família, trabalho, igreja. É preciso clamar pela ajuda de Jesus. E Jesus estava calmo, sereno e tranquilo naquele barco. Ele tem todo o poder.

No momento em que os discípulos mais temeram, Jesus acalma a tempestade apenas usando da sua palavra, palavra poderosa. Ele mandou, e os elementos obedeceram imediatamente.

“E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.”
Marcos 4:39

até o vento e o mar lhe obedecem

Quem é este que até o Vento e o Mar lhe Obedecem. Jesus acalma a tempestade.

Quando tudo parece perdido

Quando os recursos humanos não podem mais ajudar, quando tudo parece perdido, quando não há mais solução, ainda há a palavra de Jesus. É ele quem determina o final.

O mestre nos mostra que este mundo físico e palpável, pode ser subjugado pelo poder da fé.

Não há poder maior do que aquele que está no nome de Jesus. Quando se clama por este nome, o céu e a terra param. O mar e o vento se calam. Até as hostes do mal se submetem. Porque este é o nome poderoso do nosso Deus.

“E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Marcos 4:41

Os discípulos puderam aprender esta maravilhosa lição. Jesus os exortou a ter fé, a confiar e acreditar. É ele mesmo quem nos dá este poder.

Confiar em Deus é entregar o barco do nosso ser, ao comando de Jesus Cristo, o nosso salvador

Lembre sempre que Jesus acalma a tempestade. Com ele no barco, ainda que venham as tempestades, ele tem o poder de fazer parar o vento e o mar.

Sobre o autor | Website

Formado em Hebraico Bíblico, Geografia Bíblica, Novo Testamento, e Estudos do Apocalipse; é Especialista em Estudos da Bíblia, certificado pelo Institute of Biblical Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!