A Parábola do Tesouro Escondido | Estudo Bíblico

A parábola do tesouro escondido no campo e da pérola de grande valor, são descritas no texto de Mateus 13:44-46. Os antigos orientais tinham o costume de ocultar objetos preciosos debaixo da terra, considerando que esta era a melhor forma para mantê-los em segurança.

Jesus fala do reino dos céus, um tesouro escondido, de incomparável valor, uma pérola de grande valor.

O Mestre conta estas parábolas em um momento muito apropriado. Os discípulos vendo frustrados seus sonhos de que o grande reino de Davi fosse restaurado, estavam um tanto desanimados.

Mas Jesus, com maestria, discorre sobre estas lindas parábolas que encerram o ânimo contagiante daqueles que encontram e compreendem o valor e o poder libertador do evangelho.

E Jesus fala que há duas maneiras com a qual o indivíduo chega ao conhecimento do evangelho. No primeiro caso um homem seguia o curso normal da vida. Sem o conhecer o tesouro escondido do reino dos céus.

A salvação é um tesouro escondido

Mas o amor de Deus, em sua providência salvadora, fez com que as circunstâncias da existência, o levassem para o caminho da descoberta preciosa.

E este homem nem esperava encontrar o precioso tesouro, ele nem imaginava que seria salvo, mas a graça e o amor do Pai o alcançou.

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Mateus 13:44

A pérola de grande valor

No segundo exemplo, o homem é comparado a um negociante que busca pérolas de grande valor, ou seja, ele estava ávido pelo encontro com Deus. Estava com sede e fome da palavra do evangelho.

E ele parte nesta busca sincera pelo Pai, e na sua jornada, ele se surpreende com a tão valiosa pérola que encontra.

Em ambos os casos, estes tesouros do evangelho, são tão preciosos, que aqueles que o acharam, possuídos por uma alegria regozijante, apressaram-se em vender e deixar tudo que possuíam, para poder granjear tão sublime e aqui simbolizado, reino dos céus.

“Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” Mateus 13:45-46

O tesouro do Evangelho

Porque quando se abre o “baú” do evangelho, vislumbra-se um verdadeiro tesouro, cheio de capital imponderável, capital imensurável, pois não se pode medir o valor do perdão imerecido.

Ninguém pôde pagar o preço do perdão, que só pode ser respondido com a semelhante imensurabilidade da gratidão.

E quem encontra o tesouro “escondido” do evangelho, não precisa dar mais nada, pois o preço a ser pago é a doação de si mesmo, é o entregar-se de corpo e alma, em espírito ao Senhor, em bondade e caridade ao próximo, como fez o bom samaritano.

Quem acha este tesouro, quem entende esse perdão, encontra tão grande alegria que vive em bondade, como bom é o nosso Pai celeste; e perdoa, porque sabe que é perdoado; e ama, porque sabe que foi comprado por tão grande amor!

Conquanto, Jesus traz esta afirmação implícita da necessidade de se vender tudo que se possui para adquirir o reino dos céus e o poder do evangelho.

Quando o Mestre fala de se vender tudo o que tem, Ele mostrava a necessidade da desconstrução do “eu” e do esvaziamento de si mesmo, que o homem deve fazer, para poder se aproximar de Deus e apoderar-se do tesouro do reino dos céus.

“É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:30

Esvaziar-se de si mesmo, é reconhecer as suas faltas espirituais, se deixando ensinar pela sabedoria que vem de Jesus. Se tornar ensinável, pois o ensinável é o humilde de coração.

“Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.” Lucas 10:21

A salvação do evangelho de Jesus é um tesouro, que está escondido aos olhos daqueles que se consideram grandes e bons. O tesouro é espiritual, não é palpável, e por isso muitos não conseguem entendê-lo.

De forma que este tesouro, este evangelho, é pedra de escândalo para o homem carnal, que não admite no seu orgulho, obedecer ao Deus que se não pode ver. Não sabe do valor desse perdão, da sua morte na cruz.

A surpresa que ninguém acreditou será na sua vinda. Alegria para quem guardou o tesouro celeste, mas pranto e lamentações para quem o desprezou.

Sobre o autor |Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies, autor do livro Gênesis, o livro dos patriarcas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Melissa plinio disse:

    Deus continue abençoando,explicação muito bem explicada