Hebraico Israel Silva

Alef א – A Primeira Letra do Alfabeto Hebraico | Curso de Hebraico

Alef א – A Primeira Letra do Alfabeto Hebraico | Curso de Hebraico

O primeiro carácter do alfabeto hebraico é a letra Alef . Alef não possui som próprio mas geralmente aparece em um texto associada a uma vogal, recebendo dela a sua sonoridade.

A letra alef letra álef teve seu início no alfabeto hebraico arcaico, por volta de 1500 anos Antes de Cristo.

Inicialmente a sua representação original era uma
pictografia pictografia alef da cabeça de um boi, que simbolizava força e liderança.

Álef, assim como todo o alfabeto hebraico, evoluiu naturalmente e em torno de 900 AC passou a ser grafado com uma forma mais abstrata, com mais semelhança a sua forma moderna alef 900 AC.

Podemos escrever a letra álef no formato impresso, com letra de fôrma em escrita manual e, por último, na sua forma cursiva.

Aprenda o HEBRAICO Bíblico! Leia a Bíblia no seu Idioma Original!

Alef az parte das letras guturais, tem um “som sem voz” produzido na garganta, e se não estiver acompanhada de uma vogal, permanecerá sem sonoridade.

Os Segredos da Letra Alef

Alef é a “mãe” do Alfabeto Hebraico, e o seu valor numérico, também chamado de Gemátria, corresponde ao número 1 (um) e ao mesmo tempo equivale
a 1000 (mil).

  • א – Alef = Força e Poder;
  • א – Alef = 1 (um);
  • א – Alef = 1000 (mil)

Alef é a primeira letra usada para se escrever a palavra Deus אל El. É interessante constatar que o nome do primeiro homem, Adão אָדָם , também começava com a letra alef.

Por isso muitos estudiosos da Torah (os livros de Moisés), acreditam que esta letra representa um paradoxo entre Deus e o homem.

E esta ideia de paradoxo está no fato de que alef representa os números 1 (um) e mil ao mesmo tempo. Então aqui se forma o paradoxo entre unidade e pluralidade.

O número 1 (um) representa o corpo unificado de todos os filhos de Deus. Somos muitos (pluralidade), mas formamos em Cristo um único corpo, unidos em espírito.

Este é o corpo místico de Jesus, aqueles que creem no seu nome, formados de um só pensamento e um só espírito.

aspas de abertura citação
Ha um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;


Um só Senhor, uma só fé, um sé batismo;
Um s Deus e Pai de todos, o qual e sobre todos, e por todos e em todos vos.
Efésios 4:3-6

Álef proeminentemente alude para o mistério da unicidade divina. A palavra אלוף Aluph foi derivada do nome desta letra, e significa Mestre e Senhor.

A sociedade hebraica da época da formação do alfabeto hebraico era majoritariamente dependente da agricultura. E arar a terra para que se pudesse plantar as sementes era algo de vital importância para a sobrevivência daquelas pessoas.

Nesse contexto, Aluph é usada para descrever um animal de tração, experiente, (um boi devido a sua força e resistência), que é posto em um jugo (ferramenta para arar, afofar e preparar a terra) juntamente com um outro bovino inexperiente.

O animal de tração mais forte e experiente tem a função de treinar o mais novo e inexperiente. Aluf toma, dessa forma, o sentido de treinar por meio da experiência prática.

É interessante notar que a palavra Deus é אל “El”, e vem da raiz pictográfica primitiva representada pela cabeça de um boi e o cajado de um pastor pictografia cajado pastorpictografia alef. A cabeça do boi simboliza poder. O cajado representa a autoridade e também o Jugo.

Essas duas pictografias combinadas trazem o significado original que o nome Deus possuía. Os antigos Hebreus viam a si mesmos como o animal mais novo e inexperiente, que estava juntamente com Deus, o animal mais forte, a puxar o jugo e a arar a terra.

Deus era o líder, mais experiente, mais forte, que entrava no jugo, juntamente com o homem, para ensiná-lo e prepará-lo na prática diária. Um ensinamento que está em total conformidade com as palavras de nosso Mestre:

aspas de abertura citaçãoVinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve.


Mateus 11:28-30

Muitas sociedades do Oriente Médio adoravam Deus como pictografia cajado pastorpictografia alefאל “El”. Foram encontrados em várias cavernas desenhos rupestres com esta figura.

O Israel primitivo entendia Deus na forma de um bezerro (um bovino ainda jovem), como vemos no episódio da adoração ao bezerro de ouro em Êxodo 32:24.

No hebraico moderno a letra álef é silenciosa, mas originalmente ela tinha o som da vogal “a”. A letra Grega Alfa é derivada de Álef e também tem o som de “a”.

Os mistérios da letra Alef

Na literatura Judaica o yod superior de álef simboliza o aspecto infinito e oculto de YHWH (Yahvéh, Deus). O yod inferior representa representa a revelação de YHWH à humanidade.

A vav, que é semelhante a uma contra-barra onde se conectam os dois yods, mostra a ligação entre esses dois domínios.

informações da letra alef

Detalhes da Letra Alef – o Alfabeto Hebraico Revela Mensagens Edificantes


Aprenda o HEBRAICO Bíblico! Leia a Bíblia no seu Idioma Original!

A Gematria de Partes de Alef

Basicamente a gematria de Álef é 1 (um), indicando que Deus é único Senhor e Mestre. Porém se somarmos as gematrias das partes que compõem esta letra, vamos chegar ao número 26 (yod superior + yod inferior + vav diagonal).

Este é o mesmo valor numérico do tetragrama, o sagrado nome de Deus em hebraico YHWH יהוה, indicando a representação do nome do Senhor.

Alef – Tav

O rabino Dov Ber, em sua obra Or Torah, notou uma mensagem muito interessante nas primeiras palavras do Gênesis, “Bereshit Bara Elohyim Et” – “No princípio Criou Deus Et”.

Et é um termo hebraico que não possui tradução, e é usado para indicar que um objeto direto virá a seguir na frase.

E Dov Ber percebeu que Et é escrito com as letras אֵ֥ת Álef – Tav, que é uma conhecida abreviação para o ALfabeto Hebraico. Álef é a primeira letra do alef-bet, e Tav é a última.

Assim ele concluiu que “No princípio Criou Deus Et – o Alfabeto Hebraico”, vindo após isso a criação do céu e da terra.

E como o Alfabeto Hebraico é a representação da Palavra de Deus, entendemos que a Palavra agiu como os blocos de construção, sobre os quais todo o universo permanece edificado. Sem a Palavra de Deus, tudo se desfaria.

Além disso, em Apocalipse 22:13, Jesus declara que é o Álef e o Tav, o Princípio e o Fim.

Embora essa informação traga as letras Gregas Alfa e Ômega, o livro do Apocalipse foi primeiramente escrito por João, Apóstolo de Jesus que falava hebraico e que depois deve ter traduzido para o Grego, de onde permanecem as cópias mais antigas que temos conhecimento.

aspas de abertura citaçãoEu sou o Alfa e o Omega, o principio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Apocalipse 22:13

Essa declaração de Jesus é claramente uma referência ao livro do Profeta Isaías, quando Deus disse:

aspas de abertura citação
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o ultimo, e fora de mim não ha Deus.
Isaias 44:6

E se olharmos para a pictografia, a forma inicial que originalmente a palavra Et אֵ֥ת – Álef Tav foi escrita, vemos que a marca da aliança, do conserto entre Deus e a humanidade já se desenhava desde o princípio da Criação.

aspas de abertura citaçãoE adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes nao estao escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundacao do mundo.
Apocalipse 13:8

Enquanto que Alef foi originalmente concebido com a cabeça de um animal que representava liderança, força e poder, a letra Tav era escrita na forma de uma Cruz.

E como Et אֵ֥ת – Álef Tav, no Gênesis 1:1, vem antes das palavras “céu e terra”, podemos afirmar que antes de dizer “haja luz”, Deus disse “haja Cruz”.

Alef é figura do Messias

Álef simboliza o nosso Messias e Sumo Sacerdote, o nosso Kohen Gadol Yeshua Mashiach Jesus de Nazaré. Os dois yods, como braços estendidos na cruz, fazem a ligação entre Deus e a humanidade.

A Vav diagonal representa o sacrifício de Jesus em nosso favor. Assim como a letra Álef é silenciosa, simbolizando a humildade de Jesus, pois Ele não abriu a Sua boca, permanecendo em silêncio quando foi injustamente acusado por seus inimigos.

A guematria de Vav é igual a 6 (seis). Seis é o número que simboliza o homem, visto que o homem foi criado no sexto dia.

E na letra alef, a Vav diagonal, com seus braços abertos faz a conexão entre Deus e o homem, é deste modo figura de um mediador, um intercessor, que neste caso tem o número seis, um homem.

aspas de abertura citaçãoPorque ha um so Deus, e um so Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
1 Timoteo 2:5

Alef = Unicidade Divina

Assim como Álef é constrituído de três partes (yod superior, yod inferior e vav diagonal), mas Álef é um (echad em hebraico), o que simboliza as três MANIFESTAÇÕES ou k’numeh do Eterno, Pai, Filho e Espírito Santo. A gemátria da palavra אָלֶף Álef é 111.

Há uma passagem bíblica que ilustra bem a unicidade de Deus e que foi repedida por Jesus:

aspas de abertura citação
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é um [אחד echad] Deuteronomio 6:4


E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é um [אחד echad].
Marcos 12:29

A palavra usada para descrever a unicidade de Deus é אחד echad, que não significa uma unidade absoluta, que em hebraico é Yachid יחיד . Um exemplo que melhor explica o uso destas palavras está em Gênesis 2:24:

aspas de abertura citaçãoPortanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-a a sua mulher, e serão ambos uma [אֶחָֽד׃ echad] carne. Genesis 2:24

Serão ambos (os dois, homem e mulher) uma (echad) só carne, indicando que echad pode também significar uma unidade composta, assim como o Eterno pode se manifestar de formas diferentes.

aspas de abertura citação
Sh’ma Yisra’el Adonai Eloheinu Adonai Echad

Ouve oh Israel Adonai é o nosso Deus Adonai é um [echad]. Deuteronomio 6:4

Aprenda o HEBRAICO Bíblico! Leia a Bíblia no seu Idioma Original!

Sobre o autor | Website

Formado em Hebraico Bíblico, Geografia Bíblica, Novo Testamento, e Estudos do Apocalipse; é Especialista em Estudos da Bíblia, certificado pelo Institute of Biblical Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!