Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal Gênesis | Estudo Bíblico

Desde o princípio do mundo, a humanidade tem enfrentado, de uma forma ou de outra, as mesmas tentações que confrontaram Adão e Eva.

O Gênesis descreve o desafio que eles passaram para alcançar uma bem-aventurada existência espiritual com Deus o criador, no Jardim do Éden.

Eles foram expressamente proibidos de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, no Gênesis.

O fruto parecia ser delicioso e irresistível aos olhos de Eva:

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento Gênesis 3:6.

Este mesmo desafio por qual passaram Adão e Eva, ecoa e ressoa através do tempo.

Cada geração tem a sua própria árvore, que muda e varia de interpretação, de acordo com as situações e com o meio em que a humanidade se envolve pela história adentro.

Árvore do conhecimento é um atalho

A nossa geração também tem a sua “árvore do conhecimento do bem e do mal” que está sempre nos tentando a provar dos seus frutos ilícitos, com suas “facilidades” e “liberdades“, apelos para “pegar um atalho”.

Dar um “jeitinho“, ou mesmo curtir “uma onda”. E o apelo tem se mostrado tragicamente irresistível para muitos, principalmente para nossa juventude.

E a religiosidade não têm demonstrado uma eficácia comprovada para impedir que esses jovens se rendam à atração da tentação. Esta é uma geração que vem sendo alimentada com um senso de individualismo muito forte.

Liberdade de expressão e liberdade de escolha são os valores mais elevados da nossa sociedade.

Como então podemos proteger a nós mesmos e os nossos filhos do brilho tentador da atual “árvore do conhecimento” cujos “frutos” parecem ser tão saborosos e bons aos olhos humanos?

Não seria esta uma tarefa muito complexa?

Vencendo a árvore do conhecimento do bem e do mal

Um grande estudioso da Bíblia, Moisés, deixa em uma das suas mensagens, uma resposta muito apropriada para este tema:

“Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus” Deuteronômio 11:26-28.

Viver nos caminhos do nosso Senhor e fazer a sua vontade define uma vida de bênção. Viver fora da vontade de Deus define uma vida de maldição.

Aqui Moisés desenha a arena da vida e apresenta os desafios que nós humanos, em todas as idades e em todas as sociedades somos forçados a lutar.

Como poderemos absorver e viver com esta tão magnífica mensagem que o texto bíblico nos traz, quando todos os nossos sentidos e sentimentos parecem estar tão atraídos e inclinados a provar do fruto proibido, e a não guardar os mandamentos do Senhor?

Mais uma vez ficamos diante de algo complexo de se fazer. O mesmo texto bíblico contém as explicações a este questionamento, pois diz:
“E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma”, Deuteronômio 10:12.

Apenas tema

Os Sábios explicam que a palavra “apenas” que inicia a resposta, expressa um pedido muito simples, temer a Deus e andar nos seus caminhos, que é imediatamente seguida por diversas e complexas demandas espirituais.

É aqui que se estabelece esse paradoxo entre um princípio simples e um desenvolvimento complexo, que vem logo em seguida.

O complexo segue o simples, e o simples de se fazer é seguido pelo complexo, algo que pode ser ilustrado pela seguinte narrativa:

“Um pai e mãe amorosos estavam às lágrimas ao ver a vida do seu filho doente se esvaindo enquanto ele estava deitado na cama.

Sua temperatura subia cada vez mais, em uma febre que roubava-lhe o apetite. Ele recusava as refeições deliciosas que eles colocavam diante dele, bem como os remédios.

Todas as exortações e apelos eram em vão. Então, pediram a um especialista para vir a sua casa para tratar do filho amado. O especialista veio e viu que o prognóstico da criança era muito sério.

Ele tirou um remédio forte de sua pasta e disse à criança que ele “apenas” iria pedir-lhe para tomar o medicamento uma única vez. Ouvindo que este era um pedido, para tomar o remédio apenas uma vez, a criança concordou com relutância e bebeu uma medida do elixir da vida.

Enquanto o médico caminhava em direção à porta, a mãe da criança começou a chorar. – “Dr.” , ela exclamou: – “ele só concordou em tomar o remédio “apenas” desta vez. “- O que vamos fazer hoje à noite depois que você for embora? ” – “Não se preocupe “, disse o médico. –

“Agora que ele bebeu este medicamento, seu apetite será restaurado. Uma vez que ele comece a ingerir alimentos, ele vai recuperar o apreço pelo sabor da comida.

Em pouco tempo, você pode ter certeza que ele estará disposto a tomar o medicamento necessário a cada dia, até que ele esteja totalmente recuperado”.

Por meio desta parábola, o pregador russo Dubna Maggid explica o significado do texto onde Deus faz um pedido ao povo de Israel para “apenas”“temer” a Deus e “andar” nos seus caminhos.

Se apenas “temermos e andarmos” com nosso criador uma única vez, nós seremos curados e naturalmente estaremos inclinados a continuar o nosso caminho em direção ao crescimento espiritual.

E seremos presenteados com as bênçãos daqueles que possuem uma vida espiritual.

Na alegria do conhecimento do Senhor

Uma vez que tenhamos experimentado a sublime alegria de conhecer Deus, tendo um diálogo amoroso com Ele.

Uma vez que sintamos o prazer de louvá-lo em espírito e em verdade, compartilhando e ajudando o próximo, nós encontraremos suas preciosas bênçãos espirituais, gozo e alegria de estar na Sua maravilhosa presença.

Então, o fascínio da “nossa árvore do conhecimento” se revelará deveras artificial, perdendo o seu efeito atrativo. E poderemos distinguir muito bem entre bênção e maldição.

Apenas depois que tivermos experimentado a luz e o prazer do caminho que conduz à vida espiritual é que seremos capazes de fazer uma clara distinção de nossas escolhas na vida.

Rejeitando todos os aparentes prazeres e facilidades, atalhos e caminhos tortuosos que o mundo nos oferece.

Porque apenas um pouquinho de luz acaba com uma grande porção de trevas. A luz é o verbo de Deus. Leia, estude, medite e ela o ajudará a derrubar a “arvore do conhecimento do bem e do mal” deste século.

Sobre o autor |Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies, autor do livro Gênesis, o livro dos patriarcas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Lúcia Maria disse:

    Obrigada por esse estudo.
    Meus olhos foram abertos, e mais revelações vieram.
    A Palavra de Deus é tremenda!
    Deus te abençoe cada dia mais