Por que Deus Quis Matar Moisés? | Estudo Bíblico Evangélico

Por que Deus quis matar Moisés? Moisés, após receber o chamado divino no episódio conhecido como a Sarça Ardente, toma a sua família e parte da terra de Midiã, em direção ao Egito.

E por ser longo o caminho, a certo ponto, ele para em uma estalagem para descansar da viagem. É aí que acontece uma das passagens mais estranhas do livro do Êxodo.

O texto nos informa que de forma repentina, Deus encontra Moisés e ameaça matá-lo.

“E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou [ וַיְבַקֵּשׁ vayevakesh ], e o quis matar.” Êxodo 4:24

Essa é uma passagem muito problemática para se entender. Depois de ordenar na Sarça, por que Deus quis matar Moisés, tão abruptamente, sem nenhum aviso?

E por que a circuncisão do seu filho, feita por Zípora, esposa de Moisés, fez com que a ameaça se afastasse?

Fora a consideração de que mais do que a vida de Moisés estava em risco. Se Moisés morresse ali, toda a história do Êxodo e a consequente libertação dos filhos de Israel estariam em risco. Como entender, então, esta atitude divina?

Moisés volta ao Egito

Analisando esta passagem, a primeira coisa que notamos é que para entender o risco de morte pelo qual Moisés passou, e a circuncisão do seu filho, feita por Zípora, nós precisamos rever todo o texto relacionado a estes eventos, começando desde o verso 18.

Logo notamos que o texto parece fora de ordem. Veja que primeiro Moisés fala, com seu sogro Jetro, que irá ao Egito para ver se seus irmãos ainda estariam vivos.

“Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.” Êxodo 4:18

É só depois disso que Deus manda que ele fosse para o Egito:

“Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.” Êxodo 4:19

Mas não era de se esperar que primeiro Deus falasse a Moisés, e que só depois disso ele fosse ao seu sogro, Jetro, dizendo que voltaria ao Egito?

E por que o Êxodo nos informa que Moisés tomou a sua esposa e filhos para essa visita, que parecia ser tão rápida e temporária?

“Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.” Êxodo 4:20

A resposta a esta pergunta vai nos permitir entender o que estava acontecendo nos versos 18 e 19. No verso 18, Moisés fala com seu sogro Jetro, que iria ao Egito, para ver se seus irmãos ainda estavam vivos.

Isso dava a entender que ele partia para uma missão temporária. Moisés achava que sua participação, nos acontecimentos do Êxodo, seria algo rápido e que logo voltaria para sua família.

Mas no verso 19, Deus o avisa que não seria tão rápido assim. Deus o manda a se mudar para o Egito. Moisés não estava embarcando uma mera missão temporária.

E é por isso que Deus declara “Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.” Êxodo 4:19

Moisés deixou o Egito, anteriormente, por que temia por sua vida. Agora ele poderia voltar em segurança e lá se estabelecer para cumprir os desígnios de Deus.

Assim, o propósito do verso 20 é nos informar que a viagem de Moisés foi mudada de uma rápida visita para uma mudança definitiva.

Sinais do Messias

Estou abordando todos esses versos para que possamos entender o verso 20, que tem tudo para nos explicar essa aparente ameaça de Deus em tirar a vida de Moisés.

Isso porque a Bíblia é específica, descrevendo, no verso 20, que Moisés e sua família estavam viajando ao Egito, em um jumento.

E por que dessa especificidade? Porque a Tradição Oral já esperava que um dia o messias apareceria sentado sobre um jumentinho:

“Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” Mateus 21:7-9

O aparecimento do Messias fala de Salvação. Especificando que Moisés e sua família viajavam sobre um jumento, e que a vara de Deus estava na mão de Moisés, a Bíblia descreve a natureza da missão de Moisés: Salvação.

Era uma missão de uma grandeza enorme, gigante. Cuidar da salvação de um povo, pregar a salvação é algo sublime, que demanda tempo e recursos, tanto humanos quanto psicológicos. Demanda muito envolvimento e doação do ser à causa.

Por que Deus quis matar Moisés

Então voltando o tema desse estudo, vemos que no meio do caminho de Midiã para o Egito, Deus busca e encontra Moisés, e quis matá-lo. O que o Senhor queria ensinar a este futuro grande líder de Israel?

Deus chamou Moisés para uma grande obra, mas o Senhor queria mais do que ensinar, queria deixar marcado na alma de Moisés, o entendimento de que por maior que fosse o seu chamado, nada justificaria o descuido para com sua família.

Deixando de proceder com a circuncisão de seu filho, para se lançar em uma viagem, mesmo que esta viagem fosse por ordem divina, se constituía em negligência para com os seus.

Moisés não poderia se dedicar a “salvar os outros” e não se importar com a salvação de sua própria família.

Ele não poderia negligenciar a atenção que deveria ter dado ao seu filho, e tentar justificar que era por causa de uma grande viagem, uma grande missão de salvação a serviço de Deus.

Digo salvação, pois naquele tempo, no tempo dos patriarcas, e do surgimento de Israel como nação, a circuncisão era exigida por Deus como a marca da aliança com Ele.

“Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.” Gênesis 17:13-14

Um bom pai deveria zelar por seus filhos, e atentar para fazer cumprir os mandamentos de Deus na vida de sua família.

Para Deus, a seriedade do cuidado com a família é tão importante que pode nos ferir de morte se a negligenciarmos. Aquele que não cuida dos seus negou a fé e se torna pior que o infiel (morte espiritual).

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8

E o Senhor pode buscar, encontrar e requerer dos responsáveis, o cuidado e a atenção que deveria ser dado à família, pois como está escrito:

“E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou [ וַיְבַקֵּשׁ vayevakesh ], e o quis matar.” Êxodo 4:24

A palavra [ וַיְבַקֵּשׁ vayevakesh ] vem da raiz [ בקשׁ bikesh ], que significa “requerer,encontrar, buscar”.

Esta palavra também aparece em 1 Samuel 13:14, quando o rei Saul, no campo de batalha contra os filisteus, não esperou o profeta Samuel, e ofereceu um holocausto, coisa que não lhe era permitido fazer.

Como consequência, o reino dele foi rasgado de suas mãos. Deus requereu isto de Saul e buscou[ בקשׁ bikesh ] um novo rei para Israel, que foi Davi.

“E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.” 1 Samuel 13:10 “Então disse Samuel: Que fizeste?” 1 Samuel 13:11 “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou…

…Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado [ בקשׁ bikesh ] o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” 1 Samuel 13:13-14

E Deus requereu de Moisés a falta de cuidado espiritual que teve para com seu filho.

De forma semelhante, nós recebemos uma grande missão, o IDE de Jesus para levar o evangelho da SALVAÇÃO a toda criatura. E isso é algo que demanda tempo, dedicação, estudo e oração.

Todas essas coisas são muito boas, mas Deus quer que saibamos fazer essas coisas sem deixar de buscar a salvação de nossa família, primeiro.

Temos que ter o tempo de pregar o Evangelho, sim, mas temos que ter o tempo de dar atenção aos nossos filhos e ensiná-los com carinho e amor, a conhecer o Deus da salvação.

“Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.” Deuteronômio 6:6-7

E mais tarde, o livro de Provérbios completaria:

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Zípora circuncida o filho de Moisés

Não menos intrigante nesta passagem, são as palavras de Zípora, a esposa Moisés, ao seu marido.

Ela toma a inciativa e circunda seu filho (que deveria ter sido feito por Moisés), o que faz com que o Senhor poupe o seu marido. E ela tem as seguintes palavras:

“Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um[ דָּמִים חֲתַן chatan damim ] esposo sanguinário.” Êxodo 4:25

A língua original da bíblia, o hebraico, é muito antiga e difícil de entender e traduzir em alguns trechos. E este é um deles.

A fala de Zípora para seu marido, Moisés, apesar de ser uma curta afirmação, é composta de figuras de linguagens próprias de povos baseados em divisões e costumes tribais.

Assim, o trecho em que ela descreve Moisés com sendo “um esposo sanguinário”, foi registrado do hebraico com os termos“chatan damim”. E o que é um – חֲתַן – “chatan”?

Muito embora possa ser traduzido como “noivo”, o seu correto significado é “genro”.

Um “genro” “chatan” é aquele que adota uma nova família, e deve respeito a um novo “pai”. E no caso de Moisés, fugindo do Egito, foi adotado pela família de Zípora, e Jetro, seu “sogro-novo-pai”.

“Damin” – דָּמִים – significa “sangue”. Com a junção dessas duas palavras – דָּמִים חֲתַן “chatan damin” – fica clara o entendimento da existência de dois tipos de parentesco para os povos daquela região, naquela época.

Havia os parentes de sangue, e o parentesco adquirido por meio do casamento, que unia duas famílias.

Porém, segundo o costume tribal da época, quando um homem vinha como fugitivo de uma tribo (Moisés fugindo do Egito), e se fosse recebido em uma nova tribo (a família de Zípora), era aceito nessa nova tribo como se dela tivesse parentesco de sangue.

Fazendo parte inclusive da descendência do patriarca da tribo, tendo seu nome inscrito na sua genealogia.

Logicamente, a disposição de se sacrificar por um parente de sangue é muito maior do que se fosse por uma pessoa de quem se tem apenas um parentesco por umcasamento na família.

Esposo sanguinário?

E é isto que Zípora está dizendo a Moisés, “Certamente me és um [ דָּמִים חֲתַן chatan damim ] esposo sanguinário.”

O que ela que dizer é que ele foi recebido na tribo de Jetro, como um filho de sangue, e que o grau de parentesco dele com ela é também segundo o sangue, o mesmo sangue a mesma carne.

É como se Zípora estivesse dizendo a Moisés:

“você não é um filho adotado, mas agora um filho de sangue, um parente de sangue.

Eu sei que você tem uma grande missão de salvação a cumprir, a redenção dos filhos de Israel, mas você foi recebido por mim e por meu pai.

Nós agora somos seus parentes de sangue, somos a mesma carne, e você deve em primeiro lugar cuidar de nós.”

É isso, um mistério que Deus revelava desde o princípio: Marido e mulher e filhos são o mesmo sangue e a mesma carne, uma unidade indivisível, criada por Deus para estabelecer a sua vontade na terra.

Sim, Deus requere o cuidado com a família. Isso é algo muito sério, que vem sendo muitas vezes negligenciado nos nossos dias.

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Marcos 10:7-9

Sobre o autor |Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies, autor do livro Gênesis, o livro dos patriarcas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

56 Comentários

  1. Figueiredo Job Américo disse:

    Graça e paz amado servo do senhor. Eu preciso de aprender a língua hebraica. Gostei tanto da explicação deste texto com palavras originais hebraicas

  2. ELIANA MORENO disse:

    Deus continue te abençoando.
    Gratidão por compartilhar conosco seus conhecimentos. Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo!

  3. Camila disse:

    Obrigada por compartilhar seu entendimento/conhecimento.
    Essa passagem para mim era um tanto confusa, mas agora já não é mais.

  4. KAROLINE disse:

    Perfeito estudo. Esclareceu demais. Obrigada.

  5. Francisco Mendes Filho disse:

    Meus olhos espirituais viram mais luz, e bebi conhecimento! Muito obrigado!!

  6. Luiz disse:

    Meu Resuminho…

    Deus tinha dado à Moisés a missão de retornar ao Egito por um propósito específico. Moisés estava cumprindo todas as ordens de Deus, mas negligenciou uma, muito importante….

    “Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.” Gênesis 17:13-14

    Moisés, para cumprir a ultima ordenança que Deus lhe dera, de ir ao Egito, acabou negligenciando a circuncisão de seu filho. Moisés não poderia obedecer uma ordem e usa-la para justificar a desobediência de outra. Primeiro Deus mandou que toda carne dos descendentes fosse circuncidada e essa ordem não poderia ter sido negligenciada, justificando falta de tempo porque tinha que ir para o Egito.

    Acredito que o Espírito de Deus tenha tocado o entendimento de Zípora para que ela tomasse providências e circuncidasse o menino e livrasse Moisés da morte.

    Conclusão:
    Mesmo parecendo ser um texto que não merecia tanta atenção, essa passagem brilhou aos olhos e o conhecimento dessa explicação deixa fundamentos importantes para nossa vida cristã…

    Nunca devemos negligenciar uma ordem de Deus para cumprir outra. Se Deus manda sermos fiéis em algo, e depois nos manda para uma outra missão, não podemos simplesmente cumprir a missão posterior sem deixar de cumprir a missão anterior.

    Algumas missões são passageiras, como por exemplo, Ir para o Egito por um propósito específico. Algumas outras missões são contínuas, como por exemplo, circuncidar toda carne.

    Igualmente, podemos receber a missão cuidarmos da obra de Deus, mas para isso não podemos deixar de, por exemplo, sermos dizimistas ou até mesmo de cuidarmos de nossa família, com a desculpa de estarmos cuidando da obra e não termos tempo para obedecer as ordens anteriores.

    Há ainda uma segunda lição nas entrelinhas desse texto. Considerando que Deus deixou muitas ordens para seu povo e essas estão registradas na Palavra que está a nossa disposição, não podemos dar a desculpa de ignorância dessas ordens, justificando essa desobediência por fala de conhecimento. Antes, precisamos nos empenhar em conhecer quais são essas ordens e corrigir a rota de nossas ações para que possamos arrancar um sorriso de satisfação de Deus quando olha para nossa vida.

    Desejo que todos nós entendamos e cumpramos a Palavra para construirmos uma vida reta diante de Deus….. Luiz Gustavo Prandini

  7. Licilvane disse:

    Muito obrigada. Linda explicação! Deus o abençoe ricamente!

  8. Daniela disse:

    Muitíssimo obrigada por essa explicação tão maravilhosa!!!
    Deus abençoe grandemente sua vida

  9. Prates disse:

    Deus continue abençoando poderosamente sua vida!!
    Uma explicação muito objetiva!!!
    Obrigada

  10. Antonia disse:

    Muito bom esse ensinamento ja tinha lindo essa passagem e de algum modo nao percebi o grau da gravidade desse trecho so agora relendo que me despertou o conhecimento obrigando que Deus de abenço.

  11. Franciele Terra disse:

    Lendo a passagem muito me chamou a atenção. Mas sem estuda-la parece sem nexo. Mas não! Hoje me torno Zípora (amém) me posicione pra salvar meus filhos e meu marido para que sejamos aquilo que Deus nos chamou, servo bom e fiel! Todos meus talentos apresentados limpos a ti, Jesus! Obrigada pela explanação, uma benção, glórias a Deus por sua vida e estudo.

  12. Joel Jr disse:

    Que ensino maravilhoso, me senti um dos discípulos aprendendo com o mestre. Que Deus te abençoe e continue a ouvir o Espírito Santo de Deus.

  13. Edson Vitor da Silva disse:

    A paz do Senhor Jesus Cristo meu querido irmão.

    Fiquei maravilhado pela explicação, me deu norte espetacular, que Deus ilumine sempre seus caminhos e dirige sua vida sempre, nos ensinamentos biblicos, gostaria aqui de deixar uma pergunta, quem são as duas testemunhas do Apocalipse de João?

    Obrigado.

  14. Cleverson de Oliveira disse:

    Explicação simples e clara.
    Muito obrigado, irmão.
    Deus o abençoe muito.

  15. Claudinei de Jesus disse:

    Achei esse estudo biblico e a forma de interpretação muito bom para Glória de Deus. É um tema que é difícil; mais, com oração e jejuns Deus da graça como para sempre compreendendo a vontade de Deus. ( DEUTERONÔMIO 29.29 DEUS ABENÇÕE SEMPRE E ETERNAMENTE ).

  16. Givaldo Gonçalves disse:

    Muito boa a explicação
    Do versículo.

  17. SIMONe disse:

    Muito boa explicação!

  18. Fabio disse:

    Muito legal! Obrigado por disponibilizar

  19. Katia disse:

    Esse estudo me ajudou muito a compreender esses dois versículos…muito obrigada… Deus o abençoe pra continuar ajudar pessoas com seriedade e temor ao Senhor e sua PALAVRA para o IDE

  20. ELENICE PEDOT disse:

    Com esse estudo consegui entender essa passagem, estava perdida aqui. Obrigada. Deus abençoe

  21. Adriana Sicsú disse:

    Estava lendo esse trecho, e não o compreendi, sua explicação foi benção. Obrigada.

  22. Júlia disse:

    Obrigada pela explicação, que Deus continue te usando

  23. Geyza Q. Souza disse:

    Gostei muito do estudo.
    Gosto que tenha explicação com as raízes do hebraico .
    Muito bom
    Deus continue te abençoando.

  24. CLAUDINEIA ALVES DE ALMEIDA disse:

    Obrigada por essa elucidação! É uma confirmação de Deus para minha vida, cuidar da família! Estava fazendo um esboço sobre as estratégias de Faraó (o inimigo)para que o povo de Deus não se afastasse do Egito(o mundo); e um dos tópicos é justamente quando Faraó permite aos homens irem sacrificar, contanto que deixassem no Egito suas mulheres e as crianças. Essa sua explanação muito ajudou a enriquecer o estudo. Gratidão, e que Deus te abençoe!

  25. Barbara disse:

    Estava lendo essa passagem e fiquei confusa. Achei sua explicação! Glória a Deus pela sua vida!

  26. Luana Gonçalves disse:

    Eu estava estudando o texto e me deparei com os versículo do estudo citado (Ex 4:18-26), mas principalmente os versículos 24,25 e 26. Eu procurei vários comentários explicando, mas nenhum foi tão excelente na explicação como este!
    PARABÉNS!!!
    Que o Senhor continue abençoando a sua vida. Você me ajudou muito!

  27. Rose disse:

    Obrigada por este comentário. Consegui entender. O Senhor continue te abençoando.

  28. Alessandra Matiko Matsumura disse:

    Deus falou para Moises em exodo 3 18 para ir com os anciãos de Israel e não com a familia. Moises desobedeceu ao Senhor.

    • Israel Silva disse:

      Esta passagem aconteceu antes de Moisés voltar para o Egito. Em Êxodo 3:18, o Eterno fala para Moisés ir com os anciãos de Israel falar ao Faraó. Ou seja, depois que ele já estivesse de volta ao Egito.

      A passagem que o estudo trata não é essa que você se refere. A sua leitura está totalmente desconectada com o texto de Êxodo 4:24. Leia novamente.

  29. DAIANA disse:

    UM ABRIR DE OLHOS, OBRIGADA PELO ENTENDIMENTO.

  30. Osvaldeci Marchon Pereira disse:

    Gostei muito desta revelação e do entendimento pelo o qual lhe proporcionou o Senhor Jesus Cristo e agradeço pelo o conhecimento!

  31. Dani disse:

    Muito obrigada! Vc me ajudou muito Deus abençoe!

  32. Patrícia Oliveira disse:

    Quando li o texto na bíblia fiquei intrigada com tantos porquês? E vim fazer a pesquisa para entender o texto e me deparei com sua explicação:clara e objetiva. Obrigada Deus abençoe

  33. Jonas disse:

    Simplesmente espetacular explicação e explanação!!! Deus abençoe…

  34. Lorena France disse:

    Muito obrigada por disponibilizar tanto conhecimento, em uma linguagem simples sua escrita trouxe a luz importantes ensinamentos dessa passagem

  35. Thiago Santos disse:

    Obrigado por usar suas habilidades para abençoar vidas e cumprir seu chamado.
    Deus De Dupla porção do seu amor, Sabedoria e hora ao Israel.

  36. Miriam de Oliveira disse:

    Entendi o texto de Êxodo 4:24-26 quando li Gênesis17.14
    Muito bom o estudo, Deus te abençoe!!

  37. Edelson disse:

    Penso eu, que Deus não ir matarMoises porém o seu filho que não era circuncidado porque Deus disse que os incircuncisos teriam que ser estirpados do meio do povo de Deus, então zipora vendo o menino morrendo pela teimosia de Moisés fez a circuncisão salvando a vida dele.

  38. Marcos disse:

    Deus abençoe vcs grandemente,

  39. Marilesia disse:

    Bem convincente,bastante esclarecedor este estudo!
    Obrigada

  40. Vanessa Cavalcanti disse:

    Muito esclarecedor.
    O SENHOR abençoe grandemente sua vida, família e ministério!

  41. Pr. Waldyr do Carmo disse:

    Louvado seja Deus por essa análise tão preciosa. Muitos valores foram desnudados com essa abordagem e quero parabenizar no Senhor, pelo seu desprendimento e abnegação para trazer à luz verdades tão profundas e que precisam ser vividas pelas famílias que fazem parte do Reino de Deus. Um grande abraço e que Deus o abençoe cada vez mais no esmero para com a Sua graciosa Palavra.

  42. Marquinhos disse:

    Parabéns pela explanação. Muito esclarecedora. Que Deus sempre o conduza a verdade.

  43. Tarso Coelho disse:

    Muito obrigado!

  44. MIZAEL ARAUJO disse:

    Excelente estudo. Muito obrigado

  45. Marcos Felipe disse:

    Ótima explicação, me ajudou muito

  46. Ranny disse:

    Muito bom

  47. Lívia disse:

    Esclarecedora a sua explicação sobre o tema!
    Deus abençoe seu ministério

  48. Kelliane disse:

    Graças a Deus esclarecedor

  49. Aluisio disse:

    Irmão, a Paz do Senhor !!!
    Encontrei sua explicação muito, muito eloquente.
    Permita-me fazer uma pequena pergunta:
    O Versículo 23 do capítulo 4 vem mostrar uma observação que Deus faz a Moisés. Que pedia seu filho ao Egito. E lembra Moisés que Ele (Deus) vai matar seu primogênito por conta da circuncisão que Moisés não havia feito em Gersom, para que o primogênito de Moisés fosse poupado daquilo que viriam padecer todos os primogênitos do Egito, logo mais adiante.
    Então, na estalagem, Deus encontra Moisés e Sua mão cai sobre Gersom, que adoece.
    Zipora, se lembrando da aliança de Deus com os Homens e da conversa entre Deus e Moisés, rapidamente toma a frente e circuncida o filho, salvando-o.
    Quando Zipora chama Moisés de esposo sanguinário (4,25-26) , está lembrando-o que a circuncisão foi determinada por Deus para todos os filhos de Israel. E por pouco, Gersom, não morre por negligência de Moisés.

    Assim eu leio esse episódio. . .

    Deus os abençoe cada dia mais !!!

  50. Enilda Joaquim Leite Timoteo disse:

    Muito obrigada, me ajudou a entender perfeitamente, clara explicação

  51. Silvana disse:

    Muito boa explicação. Me ajudou muito. Tava lendo, tive que parar e pesquisar. Obrigada!

  52. Leandro disse:

    Muito boa explicação
    Muita sabedoria nas palavras Deus continue te dando graças.obrigado

  53. Nathália disse:

    Estava confusa na leitura e me ajudou muito. Deus o abençoe grandemente!

  54. Ellaine disse:

    Perfeita explicação !! Deus continue lhe dando conhecimento para ajudar muitas vidas. Deus o abençoe !

  55. Luis disse:

    Muito boa a explicação do termo marido sanguinário. Deus abençoe sua vida