Milagres

Quem Era a Mulher do Fluxo de Sangue? | Estudo Bíblico

Quem era a mulher do fluxo de sangue? Qual é o seu nome? Esta é uma história emocionante e de Fé, que fala da cura de uma mulher que padecia de uma hemorragia contínua. As mulheres no primeiro século, eram naturalmente vistas como inferiores aos homens.

Quem era a mulher do fluxo de sangue?

E esta mulher em questão, nem por seu nome era conhecida. Havia uma antiga tradição Cristã que a identifica pelo nome “Miriam” (encontrado em fragmentos de um livro chamado “evangelho dos Hebreus”).

Mesmo assim, ela ficou marcada na história da fé como a mulher do fluxo de sangue.

O livro de Mateus, capítulo 9:19-22, informa que ela estava enferma havia doze anos. Tinha gastado todos os seus bens com médicos, buscando a cura, sem sucesso. Certamente esta mulher vivia mais reclusa em casa do que as outras mulheres.

A impureza cerimonial

Havia um preconceito enorme da sociedade em se aproximar de uma pessoa com tal enfermidade. Todo aquele que tocasse uma mulher com fluxo de sangue, seria considerado impuro.

“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.” Levítico 15:19

A perda contínua de sangue causa muita fraqueza no enfermo. Entretanto, a dor maior era talvez não da doença física, mas da doença social. Não poder se confraternizar, viver sem amigos, não poderia se casar.

A própria família evitaria contato com ela, pois eram todos religiosos.

A Cura da Mulher do Fluxo de Sangue.

Assim a mulher do fluxo de sangue, em uma busca incessante por sua cura, de médico em médico, em uma medicina baseada no empirismo, que mal conhecia a anatomia humana, pois a tradição dos anciãos não permitia que se tocasse em mortos, mesmo que fosse para estudar o corpo humano.

Gastou tudo em 12 anos

Ela segue receitas, toma chás de diversas raízes, utiliza de tudo, consome todo seu patrimônio, mas não consegue a cura do seu mal.

E quantas vezes ela foi enganada, por esses “médicos”, que sempre apareciam com uma fórmula nova que mais se assemelhava a uma “poção mágica”, mais uma promessa.

Era um meio de cobrar mais, de explorar e de ganhar mais dinheiro daquela pobre alma, aflita por sua cura.

Esta mulher permaneceu nessa luta por doze anos. Reclusa em casa, pois poderia ser apedrejada se tocasse as pessoas na rua.

Porém quando ouviu falar que o messias prometido, Jesus, estava por perto, a fé genuína se acendeu no seu íntimo.

“Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.”
Mateus 9:21

A cura da mulher do fluxo de sangue

E ela em um esforço arriscado de fé, resolveu em seu coração, que sairia de casa e enfrentaria o preconceito, a discriminação e a multidão. Sem ninguém que pudesse ajudá-la, ela se chega a Jesus, buscando tocar-lhe a orla de seu vestido.

Jesus que estava a caminho da casa de Jairo para curar sua filha, era apertado e oprimido por uma multidão, que parecia mais uma platéia de espetáculo. Muita gente ali, mas estavam com o coração fechado.

Buscavam ver algo de Jesus, como se busca ver uma performance de um mágico.

“E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?” Lucas 8:45

No meio de uma multidão incrédula, Jesus percebe um toque de fé, um toque de paz. O poder e a virtude do Mestre, estavam como sempre estiveram, esperando por um coração sincero, que acreditasse na vontade de Deus em salvar o ser humano.

A Mulher do Fluxo de Sangue: Tocar na Orla do Vestido de Jesus

“E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.” Lucas 8:46

Deus não resiste a um coração sincero e contrito! Quando Deus encontra com um coração quebrantado, ele fica alegre, pois fica incapaz de dizer não!

E a mulher, ex-enferma a esse ponto, a princípio estava temerosa de dizer que foi ela quem havia tocado o Mestre, pois sabia que a multidão não permitiria a sua aproximação, pois não queriam ser “contaminados” por uma mulher religiosamente impura.

“Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.” Lucas 8:47

Mas Jesus ao ouvir a sua história de vida, não temeu a impureza cerimonial, o Mestre sabia que o amor supera em muito as cerimônias da lei. Jesus não condena a atitude da mulher do fluxo de sangue, antes demonstra o seu sublime amor para com ela.

Que doces e confortantes palavras ela pôde ouvir de Jesus, “filha vai, a tua fé te salvou”!

“E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” Lucas 8:48
Israel Silva

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies, autor do livro Gênesis, o livro dos patriarcas.

Veja comentários

  • "Deus não resiste a um coração sincero e contrito! Quando Deus encontra com um coração quebrantado, ele fica alegre, pois fica incapaz de dizer não!"

    Muito bom!!!
    Ainda não tinha olhado por esse ângulo. O coração contrito é a "fraqueza" de Deus, Ele não consegue resistir ao filho(a) que busca por ajuda e cujo coração está totalmente dedicado a Ele.
    Parabéns!!!

  • Louvado seja o altíssimo, por esse estudo, encorajante, Fortificados. Deu para apreender muito.

  • Bom dia paz do Senhor Jesus Cristo a todos é bem verdade e quando a gente tem fé e o coração a quebrantado Jesus ele age ao nosso favor mesmo nós não merecendo mas Jesus ele é bom todo momento Jesus é bom perdoa a Bíblia fala que Deus estava muito triste conosco e que aliança estava quebrado mas porém eles ficam intercedeu por nós e desceu aqui na terra para nos salvar para não dar segunda chance mesmo assim hoje em dia as pessoas ainda não acreditam o amor de Deus as pessoas não dão lugar para Deus hoje em dia

  • Que o Senhor através do Espírito Santo continue usando com graça na sua obra!

  • Oque é interessante é que Jesus passou pelo caminho que essa mulher costumava passar,ou seja não foi ela que encontrou Jesus foi Jesus que encontrou ela.

  • Ė VERDADE que a mulher do flux de sangue tinha duas fazenda, era rica e avia vendido uma fazenda e gostado tudo com a medicina.
    Ou uma pregação falando e fiquei com dúvida.

  • A alguma evidências que ela tenha cido mulher de Zaqueu o cobrador de impostos

  • A paz do Senhor. O que me chama a atenção é como Jesus levanta a auto estima daquela mulher no versiculo 46 em lucas 8. Enquanto aquela mulher se sentia uma "ninguém" pela situação da vida que levava, Jesus diz em auto e bom som para que ela pudesse ouvir; "ALGUÉM" me tocou. Esse meu Jesus é mesmo M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O.

Compartilhe
Publicado por
Israel Silva

Estudo recente

A Sunamita e Seu Filho | O Sonho Não Morreu | Estudo Bíblico

Uma das histórias mais comoventes da bíblia é esta sobre a Sunamita. Uma mulher de…

5 anos atrás

História de Zaqueu o Publicano | Quem Era Zaqueu? | Estudo Pregação

A história de Zaqueu o Publicano, e da sua conversão, se passa em Jericó, uma…

5 anos atrás

Salmo 23 – O Senhor é o Meu Pastor, Nada Me Faltará | Estudo Bíblico

"O Senhor é o meu Pastor", lindas e sábias palavras, cuja beleza ímpar, parece nos…

5 anos atrás

O Endemoninhado Gadareno e a Batalha Espiritual | Estudo Bíblico

A história do endemoninhado Gadareno revela que por detrás deste mundo visível, físico e palpável,…

5 anos atrás

Naamã é Curado da Lepra com 7 Mergulhos no Jordão – Estudo Bíblico

A história da cura da lepra de Naamã com sete mergulhos no Jordão, traz um…

5 anos atrás

A Passagem de Jesus e a Mulher Samaritana | Estudo Pregação

Uma das passagens mais belas do evangelho, esta que fala da história de Jesus e…

5 anos atrás